Bravewords: Floor Jansen

Bravewords: Floor Jansen

via BraveWords | tradução Head up High, my dear!

NightwishFloorLive515Image Bravewords: Floor Jansen

Ω

Eu estava em boas mãos.” A vocalista do Nightwish, Floor Jansen, estava à vontade enquanto discutia o novo álbum Endless Forms Most Beautiful. O álbum recebeu boa colocação nos charts e um sucesso crítico, e os mestres do Metal Sinfônico estão curtindo uma turnê na América do Norte com numerosos shows esgotados. Era um processo de adaptação para Floor estar envolvida num álbum no qual ela não teve oportunidades para co-escrever, mas ela sabia que não havia nada para se preocupar com as qualidades  das composições o líder Tuomas Holopainen.  Jansen não somente pôde levar as canções e cantá-las muito bem, como também colocou seu próprio molde nas palavras e as trouxe à vida.

Meu toque criativo foi traduzir uma melodia de piano em uma melodia vocal completa e contar a história e decidir entre os tipos diferentes de vocal.” Jansen explica. “Eu não senti como se estivesse apenas cantando, o toque criativo foi necessário para fazer disso algo meu também.”

Jansen também não teve nenhum problema com o conteúdo lírico do álbum e também não encontrou problema algum com as músicas mais antigas. Ela explica que, ainda que ela não possa não ter entendido literalmente o que o chefe compositor Holopainen quizesse dizer quando ele escreveu uma certa canção, isso ajuda a aplicar  experiência pessoal. “Para poder sentir e contar e contectar algo seu à isso e foi algo bem fácil para eu fazer“, ela acrescenta.

O Nightwish é conhecido pelo seu lado suave e por entregar alguns músicas num estilo mais pop. Isso foi uma grande adaptação para a cantora holandesa porque ela estava acostumada a trazer o calor com vocais pesados e trazer alguns guturais aos poucos para acompanhar a música pesada. Uma das mais alegres e saltitantes canções no Endless Forms Most Beautiful, é My Walden e essa foi a canção mais difícil para Jansen absorver.

Eu não estou acostumada à canções mais pop e felizes”, ela explica, “My Walden, por exemplo, foi algo que eu realmente não senti, especialmente no refrão, é tão feliz.  Eu pensei: Como eu faço isso?

Cover Bravewords: Floor Jansen

Canções antigas, como Nemo e Amaranth também foram difíceis de absorver mas Jansen estava preparada para o desafio e trouxe para o seu lado mais leve para conseguir fazer um bom trabalho nessas  favoritas. “Estas foram as canções que foram mais difíceis para traduzir e eu fiquei feliz pois nesta turnê nós realmente tiramos um tempo para ensaiar as canções, pois posso ouvir como eu as canto e eu posso fazer isso ou aquilo melhor.” Ela diz.

Algo de que Jansen pode se apropriar é a história da banda já que é evidente que ela tem um grande respeito e grande animação para um conto antigo do Nightwish, Stargazers colocando-o no setlist da turnê atual. Jansen, entretanto, é totalmente contra a idéia da possibilidade de fazer um álbum com canções regravadas.

Jansen  diz: “É ótimo ter tido isso no passado e é ótimo cantar as canções antigas ao vivo, mas eu estou presente aqui e agora, e acho que regravá-las não as faria soar melhor em nada.

Nightwish sempre teve e vestiu a tag Metal Sinfônico sem o banda de vocal feminino atrelado à ela. Jansen recentemente expressou sua opinião quanto à esta tag ainda descrevendo bandas de Heavy Metal. Fazendo uma viagem na máquina do tempo, está claro que este rótulo fazia sentido nos anos 80, quando Doro Pesch estava à frente do Warlock e era uma novidade na época.  Jansen  não se ressabia ao discutir o tópico.

Ville-Akseli-Juurikkala1 Bravewords: Floor Jansen

O rótulo Banda de Vocal Feminino não é o único tópico sobre o qual Jansen possui fortes opiniões. Nessa Era da mídia social, onde todos têm voz, parece que os fãs da indústria musical são mais críticos para com o artista do que apoiam numa banda como o Nightwish que sempre teve tantas manchetes e tem um certo segmento de fãs que apreciam a época da vocalista original, Tarja Turunen. Há comentários que podem ser diretamente maldosos.

Todos têm o direito do discurso livre e a Internet é uma grande plataforma para isso.” Jansen diz. “Mas as pessoas precisam pensar duas vezes antes de, de fato, digitar alguma coisa, pois uma certa emoção que vem à mente pode ser muito cruel e artistas podem de fato ler isso e realmente sentir às palavras entrando. Se você é, de fato, tão rude e cruel assim, isso não é algo que eu veja em situações no dia-a-dia, onde eu conheço pessoas que são amigáveis. Elas não gritam na sua cara que você é uma vadia, uma cadela, ou que sua roupa é feia, ou que você é muito gorda. Se você tem uma boca muito grande na segurança de sua própria casa então isso pode ser talvez um pouco … bem, você sabe.”

Com Jansen numa posição mais exigente e a maneira como seu mundo mudou desde que se tornou a terceira vocalista do Nightwish em 2013, sua outra banda, sua própria banda, ReVamp, teve que ser posta de lado depois de terminar uma turnê do seu segundo álbum, Wild Card, lançado em agosto de 2013.  Devido a estar trabalhando e estando na estrada durante os últimos dois anos e se recuperando de um Burnout logo antes de entrar no Nightwish, Jansen não se vê querendo se jogar de volta ao estúdio depois do fim da turnê de Endless Forms Most Beautiful.

NightwishFloor515 Bravewords: Floor Jansen

Eu não tenho tido férias, tenho trabalhado sem parar.” Diz Jansen. “Eu não consigo me imaginar, ao final desta turnê, querendo voltar correndo pro estúdio ou para o ônibus da turnê, mas pode ser que eu queira, eu realmente não sei.

Isso, entretando, não muda o fato de que Jansen está satisfeita com seu trabalho no ReVamp, mas agora a banda está em hiatus com o futuro incerto. “Estou super feliz e orgulhosa com o que fizemos com estes dois álbuns e grata pelo apoio que tive com isso mas honestamente não posso dizer sim ou não“.

Eu espero que eles façam algo com seu tempo e não sentem e esperem por mim, então acho que em uns dois anos veremos como todo mundo está e como estão se sentindo.” Ela encerra.

ENGLISH

www.floorjansen.com  | www.nightwish.com | www.revampmusic.com
Head up High: Sua melhor referência sobre Floor Jansen

Share this content: